top of page

O PRISMA

SobreAbrirOsOlhoseSeFecharEmMantos_PRISMA_web-147_AdrianaMarchiori.JPG

Da esquerda para a direita: Bela Becker, Jean Gorziza e Pedro Dargen.

Foto: Adriana Marchiori (2023)

O Grupo PRISMA, coletivo de teatro jovem, completa, em 2024, cinco anos de atividades teatrais. Iniciou, em 2019, sua trajetória na capital gaúcha e, atualmente, desenvolve projetos em uma ponte Porto Alegre-Belo Horizonte.

 

Tendo como característica principal ser exclusivamente composto por jovens desde sua fundação, o PRISMA vem desenvolvendo, nos últimos anos, trabalhos para os palcos e para o espaço virtual e urbano. No segundo semestre de 2019 começou os ensaios para o espetáculo "Sobre Abrir Os Olhos e Se Fechar Em Mantos", uma dramaturgia de Bela Becker e Pedro Dargen, com direção de Jean Gorziza. Em 2020, o grupo foi contemplado com uma temporada para apresentação do seu espetáculo de estreia, pelo Projeto Novas Caras, da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. Todavia, em função da pandemia de COVID-19, o espetáculo, previsto para estrear em junho de 2020, teve sua temporada suspensa. Mesmo com a impossibilidade da estreia, o grupo continuou desenvolvendo projetos adaptados para o ambiente virtual. Em setembro de 2020, com a Campanha de Setembro Amarelo, que foi composta pela áudio cena "Frequência". Em fevereiro de 2021, com a estreia do jogo "Era Um Tênis All Star", em parceria com o OPA - Oficina Práticas em Atuação com Guega Peixoto. Em julho de 2021, estreou "Cidade ao Mar", um experimento virtual escrito por Bela Becker, que aborda a trama de 3 pessoas em uma busca e fuga por lembrar, esquecer ou simplesmente deixar evaporar. Atualmente, o média-metragem faz parte da programação do serviço de streaming SULFLIX e pode ser acessado por assinantes, quando e onde quiserem. Na segunda metade de 2021, desenvolveu uma pesquisa acerca da memória falada, a partir de intervenções urbanas e virtuais, que resultaram na produção de uma dramaturgia para uma peça radiofônica, prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2024. 

 

No final do ano de 2021, idealizou o Espectro PRISMA, uma mostra de repertório virtual com ingressos gratuitos, que veiculou 6 realizações audiovisuais produzidas pelos artistas do grupo entre os anos de 2020 e 2021. Desde o início do ano de 2022, o PRISMA retornou aos ensaios presenciais do espetáculo "Sobre Abrir Os Olhos e Se Fechar Em Mantos", que estreou em junho do mesmo ano, no Teatro de Arena, a partir da contemplação em edital público de ocupação dos teatros da SEDAC do Rio Grande do Sul. Ainda em 2022 realizou apresentações fechadas para escolas do espetáculo "Sobre Abrir Os Olhos e Se Fechar Em Mantos" e apresentou um sarau literário. 

 

Nos últimos dois anos, o Grupo foi indicado ao 21º Prêmio Cenym de Teatro Nacional na categoria Melhor Grupo de Teatro de 2022 e ao 12° Prêmio Olhares da Cena nas categorias Melhor Dramaturgia pelos espetáculos "Sobre Abrir Os Olhos e Se Fechar Em Mantos", de Bela Becker e Pedro Dargen, e "Cidade ao Mar", de Bela Becker, e Melhor Espetáculo Digital para "Cidade ao Mar", além de ter participado da programação da 24ª e da 25ª edição do festival Porto Verão Alegre.

Integrantes:
SobreAbrirOsOlhoseSeFecharEmMantos_PRISMA_web-115_AdrianaMarchiori.JPG

Bela Becker

14298bf2-cb8a-46b9-ae58-f05c36700521.JPG

Jean Gorziza

SobreAbrirOsOlhoseSeFecharEmMantos_PRISMA_web-9_AdrianaMarchiori.JPG

Pedro Dargen

bottom of page