top of page

JEAN GORZIZA

14298bf2-cb8a-46b9-ae58-f05c36700521.JPG
  • Instagram - Jean Gorziza

Jean Gorziza é ator, diretor de teatro, dramaturgo, produtor, assistente de produção e gestor de redes sociais de perfis com viés artístico-cultural. Natural de Porto Alegre (RS), atualmente reside em Belo Horizonte (MG), onde está cursando a Graduação em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como diretor nos espetáculos teatrais “Sobre Abrir Os Olhos e Se Fechar Em Mantos”, “Sarau Literário do PRISMA” e “Sementes do Amanhã” e no experimento audiovisual “Os Benefícios do Tabaco”, juntamente com Ítallo Vieira; como ator e dramaturgo do jogo “Era Um Tênis All Star”, dirigido por Guega Peixoto; em direção conjunta do experimento audiovisual "Cidade ao Mar", o qual fez parte também como ator e como produtor. Como ator já participou de adaptações ao palco de textos clássicos da dramaturgia brasileira e mundial, como “Jardim das Cerejeiras” e “A Gaivota”, de Anton Tchekhov; “Bailei na Curva”, de Júlio Conte; e “Sonho de Uma Noite de Verão”, de William Shakespeare, e de dramaturgias originais, como “A Morte Paira Sobre o Hospital São Clemente”, “Eu Sou Uma Pergunta Que Dança” e “Destiny Show”, do dramaturgo gaúcho Francisco Gick. No audiovisual, protagonizou o curta-metragem “Luminescência”, de Alex Domingues, o curta-metragem “A Loja do Meu Tio”, de Bernardo Alves e de Carlos Bahiense, e fez participações nos filmes “O Acidente”, de Bruno Carboni; “Casa no Campo”, de Davi Pretto; “O Menino das Estrelas”, dos Irmãos Christofoli e na série televisiva “Oráculo das Borboletas Amarelas”, de Tatiana Nequete. 

 

Desde 2019, atua como produtor e responsável pelas redes sociais do Grupo PRISMA, o qual também foi fundador, juntamente com Bela Becker e Pedro Dargen. Em 2022, o Grupo PRISMA foi indicado ao 21º Prêmio Cenym de Teatro Nacional como Melhor Grupo de Teatro do ano. 

 

Além disso, possui experiência como assistente de produção em aclamados espetáculos gaúchos, como “Em Chamas” (Centauro Produções), “2068” (Máscara Encena), “Arena Selvagem” (Grupo Cerco) e “Espera” (Cia Incomode-te), nos experimentos cênicos “Postremus”, “KM 592” e “Crônicas da Rua”, do Grupo Quatroloscinco, no espetáculo “Luta”, de Teuda Bara, e no videoclipe musical “Jour de Pluie”, dirigido por Caio Amon. Enquanto gestor de redes sociais de perfis com viés artístico-cultural, coordena a comunicação do perfil do Curso de Graduação em Teatro da UFMG, enquanto bolsista, além dos perfis da Cia Dois em Um (2023), do Pertence Cultural (2021-2022), da agenda cultural Radar POA (2022) e do OPA - Oficina Práticas em Atuação (2019-2020). 

 

Durante a segunda quinzena do mês de julho de 2023, Jean foi selecionado como artista-participante do 2º Laboratório Aberto da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, em que teve contato com os processos de criação coletiva da Tribo. Frequentou também aulas, oficinas, cursos e workshops (presenciais, híbridos e/ou virtuais) ministrados por Aimara da Cunha Resende, Altemar Di Monteiro, Amir Haddad, Arnaldo Alvarenga, Assis Benevenuto, Bya Braga, Chico Medeiros, Clóvis Dias Massa, Eduardo Moreira, Eros P. Galvão, Ernani Maletta, Eugenio Barba, Filipe Matzembacher, Francesca Della Monica, Francisco Gick, Guilherme Carravetta, Guega Peixoto, Gustavo Dienstmann, Heloisa Marina, Hugo Possolo, Igui Leal, Janaína Leite, Jorge Furtado, Juan Peralta, Julia Guimarães Mendes, Julia Varley, Keter Velho, Larissa Sanguiné, Lili Monteiro, Lívia Espírito Santo, Luciana Rossi, Marcelo Rocco, Marcio Abreu, Márcio Reolon, Marcos Antônio Alexandre, Marcos Coletta, Mariana Lima Muniz, Marianella Moreno, Marta Haas, Nadia Moroz Luciani, Nelson Baskerville, Nina Picoli, Paulo Flores, Pedro Penim, Ricardo Carvalho de Figueiredo, Rosyane Trotta, Rubén Szuchmacher, Saana Lavaste, Sara Rojo, Simone Ordones Lemos, Tânia Farias, Veronique Perruchon, Vinícius de Souza, Zé Adão Barbosa, entre outros.

Projetos:

IMG_6895.JPG

CIDADE AO MAR

SobreAbrirOsOlhoseSeFecharEmMantos_PRISMA_web-117_AdrianaMarchiori.JPG
IMG_2036.jpg

SOBRE ABRIR OS OLHOS E SE FECHAR EM MANTOS

Captura de Tela 2021-12-05 às 13.00.38.png

FREQUÊNCIA

IMG_8845_edited.jpg

EXPERIMENTO DE BORIS

bottom of page